domingo, 2 de agosto de 2015

Secretaria de Agricultura de Ibicaraí faz reunião com proprietários rurais para falar do CEFIR

Secretaria de Agricultura de Ibicaraí 
faz reunião com proprietários rurais 
para falar do CEFIR





Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 31 de julho, uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí com agricultores, donos de propriedades rurais e técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A reunião foi para falar sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que substitui o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Governo do Estado vai cadastrar, gratuitamente, nessa etapa, cerca de 300 propriedades rurais com até 80 hectares em cinco municípios que estão ligados a Bacia do Rio Cachoeira: Ibicaraí, Floresta Azul, Jussari, Itaju do Colônia e Itororó. As cidades tiveram cotas iguais e Ibicaraí recebeu para essa etapa 60 cadastros, o que corresponde a cerca de 10% das mais de 580 propriedades rurais existentes no município.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Lenildo Santana; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alves de Souza (Louro); o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio; o Diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas; a Procuradora do município de Ibicaraí, Dra. Adenildes Santos; os vereadores Osaná Crisóstomo, Valtaire Moreira e Gilvá de Jesus; além do diretor de Esportes, Josevan Dias; o presidente do Sindicato Rural de Ibicaraí, Sócrates Esteves; o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Weldon Santana Pereira e o diretor da Nossa Consultoria, Romilso Ferreira.

A reunião contou também com a presença dos técnicos Luciana Santa Rita, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o Biólogo e Coordenador da Estrutural Estudos e Projetos, Rafael R. Freire, que tiraram dúvidas e explicaram sobre a importância desse cadastro. Segundo Luciana, o agricultor que ficar de fora desse cadastro não poderá participar de uma série de financiamentos, entre eles o Pronaf, Banco do Nordeste e CDA.
Segundo o Biólogo Rafael Freire, o cadastro será feito em três etapas: O pré-cadastro, seguido de medição e georeferenciamento e por último o diagnóstico da propriedade, que deverá ser entregue até janeiro de 2016.

O prefeito Lenildo Santana falou da importância do CEFIR e do cadastro gratuito para os pequenos proprietários e a presença dos técnicos do SEMA e da empresa Estrutural. "A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dará toda a sustentação e orientação possível aos 60 proprietários contemplados com esse cadastro. Ter o auxílio técnico vindo do Governo Estadual facilita muito. Espero em breve que mais cotas saiam para nosso município e que em um futuro próximo possamos ter todas as propriedades do nosso município cadastradas", disse o prefeito.

O diretor da Nossa Consultoria, Romilso Ferreira, aproveitou a oportunidade para falar aos agricultores rurais presentes sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Romilso lembrou que entre os meses de setembro e outubro haverá uma reunião (ainda com local e data para definir) para discutir sobre as 38 casas populares que serão construídas em algumas regiões rurais do município de Ibicaraí. Segundo Romilso, em setembro a presidente Dilma irá rever o PNHR, e, se tudo correr bem, ainda esse ano sairá o tão sonhado recurso para a construção dessas moradias rurais.

O vereador Osaná Crisóstomo (ligado diretamente ao meio rural) lembrou que esse cadastro só atende a 10% das mais de 580 propriedades rurais do município. Osaná lembrou que esse cadastro valerá por 20 anos e que os pequenos proprietários precisam se organizar, pois quem ficar de fora sofrerá as consequências na hora de buscar ajuda junto aos órgãos responsáveis.


O prazo para o agricultor baiano regularizar ambientalmente sua propriedade rural termina em maio de 2016. O Cadastro é obrigatório e, caso não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos. O cadastramento é feito apenas pela internet através do site www.sistema.seia.ba.gov.br. Entretanto, antes de dar início ao processo, é preciso ter em mãos o documento de posse ou propriedade; dados de reserva legal, Área Produtiva e Passivos (APP); dados do responsável técnico; localização geográfica do imóvel e informações gerais como ITR/ Receita Federal. Todos os documentos devem estar autenticados e digitalizados.

CAR x CEFIR
A criação do novo Cadastro atende a um dispositivo na Lei Federal no 12.651/12 e representa um registro público eletrônico de âmbito estadual, que serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de gestão. Em âmbito estadual o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) substitui o Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO