Consultora do Sebrae, Lícia Menezes |
De acordo com a consultora do Sebrae, facilitar o acesso das Micro e Pequenas Empresas no processo de Compras Governamentais é o caminho eficaz para promover o desenvolvimento local. Para isso, é preciso o envolvimento dos gestores públicos, aprovando no município que ainda não tem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, instituída pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
Para o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro, o Governo (Federal, Estado e Município) é, sem dúvida, o maior cliente, porém, segundo ele, 80 % dos pequenos empresários não se veem vendendo para o Poder Público. “Nesse sentido, as entidades e o Sebrae têm que estar orientando o gestor público, pois a partir do momento em que o Governo compra, favorece a geração de emprego e renda. Ao mesmo tempo, é preciso agilidade por parte do Poder Público no processo de pagamento”, declarou.
A possibilidade de vender para o Governo Municipal despertou o interesse do empresário Newton Isozaki, que trabalha com máquinas agrícolas e industriais em Itabuna. Apesar de não estar enquadrado na categoria de micro e pequena empresa, a palestra do Sebrae levou ao profissional, mais informações de como se adequar e buscar soluções para participar das licitações, “tendo em vista que as microempresas têm um tratamento diferenciado nas Licitações Públicas”, explicou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Luiz Ribeiro, parabenizou o Sebrae e os organizadores da Expoíta 2013 por promover o incentivo ao desenvolvimento através dos microempreendedores, além de levar informações importantes de como proceder em processo de compra governamental. As palestras continuam nesta terça-feira (15), no Parque de Exposições Antônio Setenta, com a temática: Lei Rouanet e Fazcultura.
Texto: Viviane Cabral - Assessora de Imprensa ACI
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