quarta-feira, 9 de abril de 2014

ACI realiza resgate histórico da entidade

ACI realiza resgate histórico da entidade

Com o objetivo de difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, uma pesquisa está sendo realizada há dois meses no Arquivo Público de Itabuna José Dantas de Andrade e no Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Uesc. De acordo com o presidente Luiz Ribeiro, a ideia é promover exposições e distribuir o conhecimento entre as escolas de Itabuna, visando compartilhar a história da Associação, que lutou pela emancipação da cidade.
Waldyr Montenegro


Os jornalistas Waldyr Montenegro e Joselito Reis, que realizam a pesquisa dos registros históricos, revelam que foram encontrados alguns relatos sobre a Associação a partir da década de 1920, nos jornais A Época, O Intransigente e o Jornal de Itabuna, que destacaram as lutas em prol da cacauicultura e do comércio em geral. A ACI nasceu em 14 de junho de 1908, a partir de uma mobilização de empresários itabunenses contra o arrocho fiscal na cobrança de impostos.

Joselito Reis

Além das suas lutas em defesa dos interesses municipais, Luiz Ribeiro destaca que a entidade é respeitada, principalmente pelo fato de ter participado da emancipação política administrativa de Itabuna, em 28 de julho de 1910. Nesse sentido, a “ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva”, relatou.

Os interessados em contribuir com sugestões e/ou documentos históricos (fotografias, recortes de jornais, etc.), podem entrar em contato com a entidade pelo telefone: (73) 3613-1171 ou através do e-mail: aceitabuna@gmail.com.

Apoio
            A pesquisa conta com o apoio de profissionais que fazem parte do Arquivo Público de Itabuna, José Dantas de Andrade e do Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Uesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO