terça-feira, 30 de junho de 2015

ILHÉUS ABANDONADA ! NÃO MERECE VIVER APENAS DO SEU PASSADO ...

ILHÉUS ABANDONADA !


NÃO MERECE VIVER APENAS DO 

SEU PASSADO ...

Avenida Soares Lopes, em Ilhéus - BA

     Texto: Almir Simões.
    Como era linda a orla da Avenida Soares Lopes, colorida de sombreiros, no verão ! O mar roncava junto a Catedral de São Sebastião e as ondas só faltavam beijar os nossos pés nos passeios noturnos pela avenida. 
     Desde fins do século passado, com a construção do Espigão do Porto do Malhado, o mar recuou e as diversas gestões municipais que se sucederam foram incapazes de urbanizar a área. Este era o grande presente paisagístico, o melhor selo e o melhor carimbo, que poderia abrilhantar a comemoração dos seus 481 anos. 
     Há muito tempo não ia a Ilhéus, a minha querida princesa do sul, onde estudei de 1954 a 1959 e construí as bases da minha formação humanística. Confesso que sentia saudades pois neste torrão restam as minhas melhores recordações e sonhos da adolescência.
    Retornei e fiquei triste em vê-la tão maltratada. Hoje faz medo adentrar no matagal que eventualmente se transforma em pasto para animais e quiçá esconderijo de ladrões, num local que bem poderia ser curtição da natureza, encontro de namorados e inspiração de poetas. 
     Enquanto isso, a Passarela do Álcool no Pontal, sem nenhuma beleza nem espaço para estacionamento, virou uma atração turística. Não precisaria ir muito longe para ver uma outra face da moeda. Bastariam mirar a vizinha Aracajú com a sua Atalaia majestosa, cheia de vida, atraindo crianças, jovens e idosos ! Está faltando o que ? Sensibilidade ou vontade política ? Tantos anos já se passaram ! Incompetência ou menosprezo ? Vai continuar eternamente assim ? Este visual precisa ser mudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO