domingo, 3 de março de 2019

SOS CRISTO, PARTICIPE E NÃO CRITIQUE


Lamentável os escombros da residência do Drº. Almir Barbosa Menezes, segundo Prefeito de Ibicaraí.
Defendemos a hipótese que o projeto da casa do Prefeito, da capela São Cosme e São Damião, da rampa do Cristo Redentor, seja do Arquiteto Oscar Niemeyer.
Essas obras foram inauguradas no dia 02 de janeiro de 1961, aniversário de Dr. Almir Barbosa Menezes.



1 - Compare a coluna na entrada social da casa com o símbolo de Brasília.






2 - compare o formato e o uso do concreto armado na nossa Capela, com a Capela de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte.





3 - compare a rampa original de acesso ao Cristo, com a rampa interna do Palácio do Planalto, em Brasília e do Museu Nacional.

4 - a não utilização de parapeitos na rampa e em volta dos pés do Cristo Redentor.





2 comentários:

  1. Waldyr é uma pena o que está acontecendo com aquele pedaço histórico da cidade de Ibicarai. Realmente, vc tem razão tudo ali é réplica de Brasilia, sei disso porque meu irmão José Ferreira foi um dos membros que foram à Brasilia para estudarem a sua arquitetura. Outra coisa: vc diz que a inauguração foi em 02/01/61 eu acho que foi em 1962. Verifique documentos para vermos a data correta. Digo isso pq ajudei o meu irmão José Ferreira a colocar o Cristo no local e à noite tivemos um jantar oferecido pelo senhor Prefeito Almir Menezes. Eu morava em Santos-SP e só estive ai no Natal de 1961 e retornei em fevereiro de 1962. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Dr Almir figura icônica da cidade de São desiderio bahia,conhecido aqui como caximbao!chegou aqui nos anos 60 e fez uma verdadeira revolução arquitetônica aqui na cidade!construções revolucionárias e a frente da época, construções essas q hoje estão se ruindo com o passar dos tempos!a mais singular foi o Barragem hotel e capry Club!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO