quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

HOMENAGEM DO DESEMBARGADOR DRº. JOÃO AUGUSTO

DESEMBARGADOR
DRº.JOÃO  AUGUSTO
ALVES DE OLIVEIRA PINTO

OSCAR DE QUEIROZ MATOS 



Escrever sobre OSCAR DE QUEIROZ MATOS é reviver a história da educação em Ibicaraí. 

Ao lado de sua também inesquecível esposa, Professora Waldyr Pinto de Montenegro Matos, foram pioneiros na pedagogia regional, criando a Academia de Educação Montenegro. 

Ibicaraí, desde os seus primórdios, contou com o espírito empreendedor do Professor Otávio Monteiro, fundador da famosa "Escola Ruy Barbosa" que funcionou, inclusive, como internato e atraiu para Ibicaraí jovens de vários municípios da região cacaueira; inclusive, o mais tarde festejado ator de cinema e televisão Geraldo Del Rey, foi um dos seus alunos, assim como o hoje consagrado Advogado Joselito Brito que brilha no foro desta Capital. O hino da Escola foi composto pelos versos do poeta, jornalista, e Coletor estadual de Impostos, Dagmar Pires de Oliveira Pinto e a música composta pelo Maestro Rosemiro. Eu, e vários então garotos de minha geração, estudamos todo o curso primário na Escola Ruy Barbosa que, após o falecimento do Prof.Otávio Monteiro, foi dirigido pela sobrinha de sua esposa D.Hilda, a inolvidável Professora Natércia Brandão Kauark. Assim,
muitos médicos, dentistas, engenheiros, advogados, empresários, cursaram o primário naquele prestigiosa escola. 

Mas, voltando ao Prof.Oscar, aliado ao talento da Professora Waldyr, sua esposa, criaram o segundo ginásio e escola comercial de Ibicaraí; inclusive, a primeira turma do curso ginasial contou com a professora de Inglês na pessoa de minha querida tia (prima de meu pai, filha de tio Ranulpho Almeida, de Itabuna), Maria Inês Almeida de Oliveira Pinto, esposa de meu padrinho de batismo, tio Válter Pires de Oliveira Pinto (comprador de cacau), irmão de meu pai Dagmar. 

Falar de Oscar de Queiroz Matos, com quem convivi quando do meu retorno a Ibicaraí, é falar de uma figura humana excepcional; lhano no trato, de diálogo sereno, de cultura humanística invulgar. Muita vez distante politicamente de papai (que presidiu o último diretório da UDN-União Democrátiva Nacional local, quando adveio o golpe militar de 1964), sempre mantiveram relacionamento cordial, respeitoso. Papai foi presidente do Comitê em Prol da Emancipação política de Ibicaraí, postulando à Assembléia Legislativa em 1950 (pela UDN, ficando na terceira suplência) e em 1954 pelo Partido Democrata Cristão (apêndice da UDN, ficando na segunda suplência). Em 1978, bacharelado em Direito pela UFBA (agosto de 1977), regressei a minha Ibicaraí, estabelecendo-me como advogado e passei a lecionar "Direito e Legislação" e "Introdução à Administração" no Centro Educacional de Ibicaraí, onde cursei todo o meu curso ginasial antes de seguir para a Capital do Estado. Aliás, recordo que a convite dos Professores Waldyr e Oscar, proferi no auditório da Academia, em 1978, a minha primeira palestra para os estudantes e a intelectualidade local, discorrendo sobre a recém criada "Lei de Tóxicos". Foi o início de uma profícua e enriquecedora amizade. 

Em 1982, falecendo meu pai, em 20 de março, muitas foram as homenagens prestadas ao velho intelectual, coletor aposentado. E, não esqueço, na cerimônia de recomendação do corpo, em ritual maçônico, no Cemitério João Batista, papai que fora um dos fundadores da "Loja Obreiros do Areópago", da qual ainda sou vinculado como Mestre Maçom, vários oradores se sucederam. Como não relembrar da belísimas exéquias do Irmão Maçom Oscar de Queiroz Matos, plena de emotividade, ao despedir-se de seu irmão? Como esquecer as palavras candentes, fraternais, de Pedro Baracat Habib, e de José Mattos?

Mas, voltemos ao nosso homenageado que, se vivo estivesse, festejaria seus 109 anos de vida! Sobrinho de Horácio de Matos, verdadeira legenda do sertão da Bahia, líder político que detinha verdadeiro exército particular, dele herdou  a coragem temperada com o savoir faire típica dos homens cultos, equilibrados. Ao educador, juntava-se o político hábil, que tanto contribuiu para a história ibicaraiense. No pleito de 1982, super acirrado, logrei ser o Vereador mais votado do Município, mercê da benesse dos velhos amigos de meu pai, dos meus amigos de infância, naquela campanha memorável na qual elegemos José Henrique Moraes de Oliveira, Advogado, ex-delegado Regional, enfrentando valorosos adversários, Raymundo Borges Cordeiro de Almeida (também ex-Prefeito, advogado de escol, diretor geral da Coca-Cola), meu querido primo Luíz Henrique Gerbasi Sampaio (filho de meu querido tio Henrique Pimental Sampaio, médico, humanitário primeiro prefeito de Ibicaraí), Landulfo Alves, de tradicional família local (filho de João "Cabelo Bom"). Vencemos, graças também ao apoio de Manoel de Carvalho Batista (Cirurgião Dentista, ex-Prefeito, querido amigo inesquecível), dessa grande personalidade, nosso Vice-Prefeito Raimundo Esteves (sustentáculo financeiro de nossa pobre campanha). Pois bem, pleito acirrado, senti que não dispunha de condições para eleger-me presidente do Legislativo local e, combinando com HO, escolhemos Oscar de Queiroz Matos, por sua experiência, por sua conduta digna dos maiores encômios, e, em memorável votação, supreendemos a todos e vencemos por um voto de diferença, ao meio aos treze Vereadores que então compunham o Legislativo local! OSCAR não nos decepcionou. Foi uma gestão plena de equilíbrio, com a marca de sua conciliadora personalidade.

Quanta saudade! Quanto eu, à epóca um jovem de trinta anos, pude aprender com sua experiência e maturidade... Digo, com imensa saudade, eu tive a honra de ser amigo de um homem de bem. Intrinsicamente bom, leal, amigo sincero...
Meu querido Irmão Maçom, companheiro do Lions Clube, do qual fui Presidente. Quantas vezes o consultei e ouvi, embevecido, as suas lições de vida...

Tive o privilégio de herdar de meu pai e de preservar até os seu últimos dias, a AMIZADE de um homem na melhor acepção do vocábulo.

Hoje, mais do que nunca, reverencio a sua memória. Mais que isso, para mim, OSCAR DE QUEIROZ MATOS vive!

Aprendemos com a sua rica história de vida, com o seu exemplo, a iluminar a juventude de IBICARAÍ que deve, hoje e para sempre, preservar a sua memória. IBICARAÍ, a Terra Santa, pródiga em nomes fulgurantes que construíram o seu passado, a sua história!

                                                                                  JOÃO AUGUSTO ALVES DE OLIVEIRA PINTO, Mestre em Direito-UFBA, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia,
                                                                                                                                                        Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, da Associação Bahiana de Imprensa, do Instituto dos Magistrados do Brasil (Rio de Janeiro).

5 comentários:

  1. Quanta saudade desses Mestres da educação, que nos deixou bastante saudade!Parabéns ao nosso Desembargador Dr. Augusto pela importante recordação, da bravura dos grandes lutadores, pelo o avanco da cultura da nossa cidade de Ibicarai.

    ResponderExcluir
  2. Rendemos efusivos aplausos à memória de nosso querido Ir.'. Prof. Oscar, digno das mais belas palavras e lembranças do também querido Irmão, Dr. João Augusto.

    Sinceramente,
    Tim Baracat

    ResponderExcluir
  3. Esse aí dispensa qualquer comentário Deus continue te iluminando

    ResponderExcluir
  4. Des.João Augusto A. de Oliveira Pinto11 de janeiro de 2020 às 11:20

    Estimado Irmão. A repercussão do artigo aqui em Salvador, entre os ibicaraienses, foi a melhor possível. Adorei pois consegui meu objetivo de homenagear meu querido e saudoso Amigo, irmão maçom, companheiro de Lions Clube, Colega Vereador, o notável homem público, Professor Oscar de Queiroz Matos! Receba um tríplice e fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço as manifestações, não em função do meu artigo, mas, sim, pela importãncia do homenageado. E, permitam-me os leitores do Blog, a minha saudação especial ao querido TIM BARACAT, filho de meu estimado e saudoso irmão PEDRO BARACAT, meu inesquecível Dr.Olintho Mattos, Médico humanitário, figura humana também excepcional, e D.Elizabeth Mattos, a queridíssima D.Caçula, para quem sou sempre o Guga... Abraços.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO