terça-feira, 24 de novembro de 2020

PREFEITO NÃO VAI FAZER GUIA TÁCTIL?

Rua com Guia Táctil

Rua com Guia Táctil

Passeio do Edifício Assis.
Av. São Vicente de Paula e
Av. Profº. Otávio Monteiro
NÃO terá Guia Táctil?

Passeio do Edifício Assis.

Av. Profº. Otávio Monteiro e

Av. São Vicente de Paula

NÃO terá Guia Táctil?

Primeiro espalharam a informação de que a retirada dos meio-fio de pedras era uma exigência dos Engenheiros da Caixa Econômica Federal.

Verdadeiro Fake News.

Segundo que haveria uma bela iluminação, Guia Táctil, para orientação dos deficientes visuais, e Rampa de Acesso para facilitar o deslocamento dos deficientes físicos.

Pela "Amostra Grátis" feita no passeio do Edifício Assis, NÃO constatamos a existência desses equipamentos.


"Nos últimos anos, é crescente a presença do piso tátil nas calçadas das cidades brasileiras.

Você provavelmente já percebeu essa mudança, e agora vamos explicar como tudo começou e porque é fundamental adequar a sua calçada às novas normas de acessibilidade presentes na NBR 9050.

Antes de mais nada, é importante compreender a função do piso tátil e porque ele, além de uma exigência da legislação, é também um promotor da acessibilidade nas cidades brasileiras.

A função do piso tátil é permitir, através de seu relevo característico, uma "trilha" para que pessoas com algum tipo de deficiência visual possam, com maior autonomia, circular pelas ruas e calçadas de forma segura e independente. Para que funcione corretamente, o piso tátil precisa ter uma textura diferente do calçamento ao seu redor, é através dessa textura que a pessoa com alguma dificuldade de locomoção e/ou visão poderá se guiar, passo a passo.

Muito antes de ser uma necessidade do ponto de vista jurídico, devido às normas adotadas pelas cidades brasileiras, adequar o calçamento visando garantir acessibilidade é um ato de cidadania. É garantir ao próximo o direito de se locomover com maior liberdade e dessa forma incluí-lo na sociedade.

O material de fabricação pode ser concreto, inox ou borracha. A escolha entre um material e outro deve obedecer critérios técnicos e também estéticos, já que cada tipo de piso deverá se comportar de maneira mais apropriada em determinado ambiente, tanto pela sua durabilidade quanto pela manutenção que eventualmente seja necessária.

A utilização deste tipo de piso garante ao usuário uma trilha que pode ser percorrida com segurança, desde que sejam observadas durante as obras de instalação, todas as orientações técnicas presentes nas normas que regem esse tipo de construção."

Fonte: inconrevest.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO