Capa do livro Mentes com Medo
Um dos melhores Médicos do Hospital Municipal Arlete Maron de Magalhães, de Ibicaraí-BA, o Urologista Dr. Pedro Roberto Silva e Silva é um excelente profissional da saúde e um péssimo profissional em Relações Humanas.
Dizem que quando chega alguém em seu horário de plantão esfaqueado, baleado ou coisas do gênero ele atende com rapidez e eficiência. Mas se é uma pobre mãe que estar com o seu filho pequeno com febre há três dias e não procurou um Posto de Saúde durante o dia, a "casa cai". O Dr. Pedro esquece que a matéria Relações Humana, existe e dá uma bronca no paciente que só tem uma saída. Ficar calado e voltar para casa pois ele não gosta de atender crianças, principalmente na madrugada.
Gostaria de sugerir aos pacientes para ter paciência com esse pobre Médico, ler e recomendar a ele a leitura do livro "Mentes Com Medo, da Compreensão à Superação", de autoria da fantástica e competente Psiquiatra Drª. Ana Beatriz B. Silva, primeiramente para superar o medo do "Médico" e em segundo lugar para ele aprender como a medicina evoluiu nos últimos anos.
Abaixo transcrevemos um trecho do livro em que a Drª. Ana Beatriz orienta aos seus colegas como deve ser a relação Médico X Paciente.
"...Nesse aspecto, a empatia do médico e/ou terapeuta, ao se colocar no lugar do paciente e identificar suas angústias, é de fundamental importância. Nos tempos atuais, não cabe mais a figura de profissionais frios e insensíveis, com a postura de quem olha de cima, sem um mínimo envolvimento. É necessário que os pacientes sitam-se acolhidos e respeitados, com uma conduta que se diferencie dos inúmeros contatos que foram realizados anteriormente..."
"...É chegada a hora de rever nossos conceitos como profissionais de saúde e entender o "algo mais" de cada paciente que nos procura, tão fragilizado, em nossos consultórios..."
"...Além disso, deveria ser da essência de quem cuida de pessoas, ouvi-las com a alma e o coração, já que cada uma delas é detentora de todo um histórico de vida, emoções, cultura, hábitos, e de toda riqueza de uma experiência humana..."
(páginas 68 e 69).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO