quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SIMPLES NACIONAL


Presidente da ACI, Luiz Ribeiro

Presidente da ACI destacou o papel
dos Contadores no Simples Nacional

Durante o encontro que destacou as principais alterações no Simples Nacional, nesta quarta-feira (24), na Unime em Itabuna, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, Luiz Ribeiro destacou a importância do profissional de contabilidade para o encaminhamento tributário viável das empresas, principalmente diante das alterações na Lei Complementar 147de 7 de agosto de 2014. O evento integrou as atividades comemorativas que marcou a passagem do Dia do Contador, 22 de setembro.

Ao todo, 142 atividades estão aptas para ingressar no Simples Nacional, desde que possuam um faturamento de até R$ 3,6 milhões anual. Para a sócia-proprietária da Agência de Propaganda Art 3, Rosimeire Borges de Souza, a inclusão da empresa na modalidade de tributação permitirá a unificação e a diminuição considerável dos impostos, que atualmente representam quase a metade do faturamento. “A inclusão no Simples é uma reivindicação antiga da categoria, que em 2015 estará sendo contemplada”, comemorou.

De acordo com o contador Daniel Pinheiro de Queiroz Filho, especialista em Contabilidade Gerencial, Empresário Contábil e Conselheiro do CRC-BA que conduziu a palestra, sobre os valores a serem pagos, as empresas que se enquadrarem no novo sistema terão que seguir uma tabela que vai de 16,93% a 22,45% do faturamento por mês. “É importante se atentar, entretanto, que a nova tabela, só entrará em vigor apenas em 1º de janeiro de 2015”, lembrou.

Além das novidades sinalizadas, o vice-presidente do CRC-BA, Wellington Ferraz ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para que os profissionais de contabilidade tenham conhecimento das alterações do Simples Nacional e possam transmitir aos novos segmentos profissionais. “Antes de optar pela modalidade de tributação, será importante que o contador realize um planejamento tributário, junto ao empresário para verificar a viabilidade de adesão”, revelou.

O evento foi realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRC-BA, Delegacia do CRCBA em Itabuna, Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Sul da Bahia - Sindicontasul, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna – Sindicom, Unime e Prefeitura de Itabuna.

Texto: Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA HONESTA PARTICIPAÇÃO